quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pantera - Do Glam ao Thrash


Até ser a Banda que conhecemos hoje, Pantera foi uma banda de Glam, o que não tem nada haver com letras marcadas por serem violentas e criticas, com um visual nada parecido com o que é visto no palcos nos shows atuais. Nesta época a banda de chamava-se "Pantera Metal Magic" com a seguinte formação: Vinnie Paul Abbott, Darrel Dimebag Abbott, Donnie Hart, Terry Glaze e Tommy Bradford; pouco tempo depois, em 1982 a banda foi renomeada para o "Pantera" para encurtar o nome e estabelecer um acordo entre os membros, então Donnie Hart deixou a banda por não concordar com a ética das bandas na época, após isso Terry Glaze tornou-se volcalista da banda, ficando Darrell com único guitarrista da banda. No mesmo ano BradFord partiu também e foi substituido por Rex Brown. Pantera tornou-se uma banda UnderGround conhecida porém nunca havia saído do Texas, Oklahoma e Louisiana. Então a banda passa a se apoiar no Heavy Metal com a ajuda de Stryper, Dokken, e Quiet Riot que promoveram a estréia da banda com "Metal Magic" Lançado em 1983.

No ano seguinte Pantera lança seu segundo albúm "Projects in the Jungle", ainda com aquele pegada Glam as letras agora estão com menos arrogância melódica do que há no "Metal Magic", e também ocorreu outra mudança Terry Glaze passa a se chamar "Terrence Glaze", além disso é criado do video de "All Over Tonight". Em 1985 nasce " I Am Night" e assim como aconteceu com "Projects in the Jungle", Pantera está se tornando mais pesada, mais ainda tinha raizes Glam, mas agora a imprensa dava mais atenção a banda. Porém este albúm passara por problemas de distribuição, causando alguns problemas para os fãs da banda, por conta de sido muito caro, pois apenas 25 mil cópias foram vendidas, neste albúm a banda produziu seu segundo video " Hot and Heavy".


Na foto Rexx Rocker, Phil Anselmo, Vinnie Paul and "Diamond" Darrell.(Glam)


Após esse periodo a banda passa por muitos vocalistas temporários,tais como Rick Mythiasin, Dave Peacock e Matt L'Amour antes de finalmente descobrir em New Orleans Phil Anselmo em 1987, que tinha passagens pela banda Samhain e Razorwhite. Então, Anselmo após ter tocado com os membros da banda, foi aceito e mais do que apenas a imagem da banda estava mudando, quando em 1988 quando lançam o primeiro album com Anselmo, "Power Metal", que até tivera sido o album mais pesado da banda, que tem elementos de Hard Rock do anos 80 e e Thrash Metal, combinação que fez músicas únicas. Com o lançamento do "Power Metal" a banda passa a considerar seriamente sua abordagem e sua imagem Glam. Referindo-se a aparência da banda Spandex, Vinnie Paul comentou em uma reunião da banda que "Estas roupas magicas não tocam música. Faremos isso mais confortavelmente, jeans, camiseta , aonde quer que iremos".

Lançado em 24 de Julho de 1990, o album "Cowboys From Hell", o Pantera acabe de mostrar seu estilo mais pesado, deixando para trás o Glam em favor da fusão de thrash metal e groove metal apelidado de "power groove" pela banda. Anselmo agora mais abrasivo e solos mais complexos da guitarra de Darrell uma bateria mais acelerada marcaram a evidente transformação da banda, album este que marcou um momento critico na história da banda, muitos fãs e a propria banda fincaram este album como a estréia oficial do Pantera no cenario metal. "Cemetery Gates", uma peça de sete minutos ninhada que incide sobre a morte e religião e a faixa-título debatendo, o que os membros da banda deram o seu apelido e afirmou a sua personalidade e estilo estridente.


Assim começou a turnê Cowboys From Hell ao lado de Exodus e Suicidal Tendencies. Em 1991, Rob Halford em performance realizada com a banda no palco , levou Pantera para abrir para o Judas Priest em seu primeiro show na Europa. A banda finalmente conseguiu um faturamento para "Monsters in Moscow" com o AC / DC e Metallica em setembro de 1991, onde tocaram para uma multidão de mais de 500.000 em comemoração da nova liberdade de executar a música ocidental na União Soviética pouco antes de seu colapso três meses depois. A banda foi frequentemente encontrada no clube de Dallas, "The Basement", onde a banda produziu os vídeos de "Cowboys from Hell" e "Holiday Psycho". Quando entra 2006 Pantera lança mais 3 videos: "Primal Concrete Sledge", "Cowboys from Hell", "Domination" e "Holiday Psycho" com performances do show em Moscou.



Pantera é a única no estilo “groove”, estilo que se tornou realidade em seu primeiro álbum de sucesso “Vulgar Display of Power” , influenciado por hardcore gritou um som mais pesado da guitarra, tendo dois singles muitos badalados “This Love” e “Hollow”. A banda tocava "Domination" (de Cowboys From Hell), levando para o fim de "Hollow" (o que é aproximadamente a 2:30 da última versão do álbum), formando um medley referido como "Dom / Hollow", como pode ser ouvido no álbum da banda ao vivo 1997. Ao pegar a estrada novamente, o Pantera em visita ao Japão pela primeira vez em Julho de 1992 e mais tarde se apresentando no "Monsters of Rock" festival co-encabeçado pelo Iron Maiden e Black Sabbath, na Itália. Foi nessa época que Darrell Abbott deixou cair o apelido de "Diamond Darrell" e assumiu "Dimebag Darrell", e Rex Brown abandonou o pseudônimo de "Rocker Rexx".



Far Beyond Driven estreou em primeiro nos Estados Unidos e Australia. Tendo single do álbum, "I’m Broken", que ganhou a primeira indicação da banda ao Grammy para "Melhor Performance de Metal", em 1995. Impulsionado, Pantera viu continuar a sua abordagem groove metal, tendo uma direção ainda mais extrema com o seu estilo musical. A arte original do álbum (uma broca empalando um ânus) foi proibida, por isso foi re-lançada com o crânio agora familiar empalado com uma broca. A edição limitada foi lançada com um caso lamínula. Além disso, um conjunto box chamado Driven Downunder Tour '94 Souvenir Collection foi lançado na Austrália e na Nova Zelândia, para coincidir com os passeios lá. Caracterizou Far Beyond Driven (com a sua arte original proibidos) com uma faixa 13 bônus, "The Badge" (um cover de Poison Idea), the 5-track aLIVE e Hostile e.p. e “the Japanese collector's edition Walk EP”, todos apresentados em um caixa de papelão especial com uma biografia de 8 páginas. Assim como as outras edições raras de Far Beyond Driven, esta edição  é muito rara e é muito procurada.

Em 13 de julho de 1996, Anselmo teve uma overdose de heroína uma hora depois de um show no Texas. Após o seu coração parou de bater por quase cinco minutos, os paramédicos deram uma injeção de adrenalina em Anselmo e enviou-o para o hospital. Depois de acordar no hospital, a enfermeira que trabalha em sua sala disse: "Bem-vindo de volta à vida, você tem uma overdose de heroína." Anselmo pediu desculpas a seus companheiros de banda na noite seguinte, e disse que iria parar de usar drogas. A revelação do uso de heroína veio como um choque para Vinnie e Darrell, que estavam envergonhados por ações Anselmo, de acordo com Rita Haney, namorada do guitarrista. Anselmo disse que já havia tido duas overdoses e que a culpa o venceu.




Algumas das performances ao vivo da banda foram eventualmente compiladas em seu 29 de julho de 1997 liberação de “Official Live : 101 Proof”, que incluiu quatorze faixas ao vivo e duas gravações de estúdio: "Where You Come From" e "I Can't Hide". Duas semanas antes do lançamento do álbum ao vivo, o Pantera recebeu o seu primeiro álbum de platina, por Cowboys from Hell. Apenas quatro meses depois, ambos Vulgar Display of Power e Far Beyond Driven platina também. Pantera voltou para o estúdio de gravação com Anselmo, em 1999 para produzir , Reinventing the Steel, que foi lançado em 21 de março de 2000. Stell estreou em quarto lugar no Billboard 200 e incluiu "Revolution Is My Name" e "Goddamn Electric", o último dos quais apresentava uma Kerry King Outro solo gravado em um backstage durante Ozzfest em Dallas. "Revolution Is My Name" tornaram-se quarta nomeação da banda para Melhor Desempenho de Metal no Grammy 2001.


Na foto: Dimebag Darrell (lead guitar, backup vocals), Vinnie Paul (drums), Phil Anselmo (lead vocals), Rex Brown (bass guitar, backup vocals)


Os irmãos Abbott se separaram oficialmente do Pantera em 2003, o ano em que "Best Of" foi lançado (em 23 de setembro), quando os irmãos Abbott concluiu que Anselmo tinha abandonado Pantera e não retornou por causa de seus projetos paralelos. A dissolução da banda não foi amigável e, posteriormente, uma guerra de palavras foi travada entre os ex-companheiros de banda através da imprensa musical. Os irmãos Abbott e o Pantera afirmaram que eles tentaram inúmeras vezes entrar em contato com Anselmo por telefone para reorganizar a banda, mas Anselmo sustenta que eles nuncam o chamaram.
Brigas entre Anselmo e os irmãos Abbott cominam com a separação da banda, então Darrell e Vinnie formaram uma nova banda, Damageplan, Pat Lachman com o vocalista e baixista Bob Zilla. O grupo lançou seu primeiro álbum, Power New Found, em fevereiro de 2004. O álbum foi um sucesso comercial, mais de 44.000 cópias foram vendidas em sua primeira semana sozinho e dentro de um ano mais de 100.000 cópias foram vendidas. No entanto, alguns fãs sentiram que o material Damageplan não estavam à altura do que a Pantera. E foi então que a tragédia se abateu em 08 de dezembro de 2004.
Damageplan estava realizando em apoio do seu álbum em um show no Alrosa Villa em Columbus, Ohio, quando, menos de um minuto para a primeira canção de seu conjunto, mentalmente instável Nathan Gale, 25, foi no palco e atirou e matou Darrell. Gale também matou o  fã Nathan Bray, 23, um  funcionário do clube Erin Halk, 29, e umseguranção oficial do Pantera Jeff "Mayhem" Thompson, 40, e feriu o Damageplan  John "Kat" Brooks e Chris Paluska antes de ser baleado morto por Colombo policial James Niggemayer. Quando Anselmo liga depois dos assassinatos, Rita Haney(namorada de Darrell) respondeu uma das chamadas de Anselmo e disse que iria "explodir a cabeça de Anselmo " se ele fosse ao funeral de Darrell.

Comentários públicos feitos por Phil Anselmo após o tiroteio sugeriram que ele havia considerado se reunir com a banda antes da morte de Darrell. No entanto, um ano após o assassinato Vinnie declarou em uma entrevista que esta reunião nunca ia acontecer.


Em 11 de maio de 2006, a VH1 “Behind the Music on” estreou um episódio do Pantera . Ao focalizar fortemente sobre o assassinato de Darrell, o episódio também detalhou os primórdios da banda glam metal, o aumento percebido da banda em sua própria popularidade após a mudança na direção musical, e os conflitos entre Anselmo e os irmãos Abbott em anos posteriores.

Quando perguntado por Crave Music em 2006, se havia alguma chance de reconciliação com Phil Anselmo, Vinnie Paul respondeu: "Absolutamente não. É isso aí". O ex-baterista do Pantera, desde então, trabalho iniciado em Hellyeah, uma colaboração entre ele e os membros da Mudvayne e Nothingface. Ambos Anselmo e Brown se reuniram com Down, e apoiada Heaven & Hell e Megadeth em sua turnê canadense de 2007, bem como apoiar Metallica na primeira metade de sua turnê World Magnetic. Em entrevistas em 2009 e 2010, tanto Rita Haney & Phil Anselmo afirmaram que após uma reunião no Download 2009 têm remendado suas diferenças e estão novamente em condições de falar.

Em 30 de março de 2010, Pantera lançou uma coleção de grandes sucessos, intitulado "1990-2000: Uma Década de Dominação". Ele foi disponibilizado exclusivamente em Walmart lojas e é composto por 10 faixas que foram remasterizadas.


Essa foi uma breve passagem da complexa história do Pantera. Se quiserem é só assistir a Matéria da VH1 postada, e irão conhecer um pouco mais de como a banda chegou até o que vemos hoje.

1 comentários:

Leon disse...

Belo Post =)

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes